quarta-feira, 13 de abril de 2016

Introdução


Este blog foi criado com o intuito de dividir e compartilhar os trabalhos da turma de Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens do Imaginário I da Universidade de São Paulo, do ano de 2016 com aulas ministradas pela Pr o f a. Dra Maria Zilda da Cunha . Este blog servirá à princípio como suporte e meio de divulgação de alguns trabalhos dos alunos que serão realizados em várias plataformas de acordo com as preferências de cada um. 

Deixo aqui um trecho da própria professora à respeito do curso:

''A literatura infantil e juvenil, apesar de ter sido entendida como um g ênero menor, por muitos e durante algum tempo, é hoje respeitada como uma chave críptica para diversas sondagens , posto que, pelo avesso desse tecido literário pode- se p erceber a trama de formações sociais, ideológicas, de diferentes culturas humanas , crenças , conceitos, idéias, concepções de mundo; inclusive permite estabelecer relações absolutamente interessantes e fundamentais sobre as representações que se faz e me fizeram da criança, e do próprio humano , no per fazer da história. Daí o desenvolvimento de estudos inter disciplinares sobre o assunto (de abordagem sociológica, psicanalítica, antropológica, pedagógica, entre outras). No bojo de transformações profundas , a literatura infantil e juvenil hoje se impõe como importante objeto de estudo; no âmbito dos  estudos universitários, ela vem ocupando espaços ca da vez maiores e configura- se como linguagem especial destinada a os jovens e passa a ser percebida com o fator básico da própria dinâmica do conhecimento.
Este nosso curso possui uma abordagem mais histórica; é uma atividade de escavação na busca de origens – não uma matriz – o ponto originário e o final são imaginários e inatingíveis. Nessa linha de raciocínio, o movimento histórico é essencial (semiose – como um signo dá vida a outro) assim como é o reconhecimento do momento histórico, de cada contexto cultural, social e histórico.''

O texto em sua integridade pode ser achado neste endereço: http://www.iesp-rn.com.br/ftpiesp/DisciplinasPROISEP/M%F3dulo%205/LITERATURA%20INFANTO-JUVENIL/Texto%203%20-%20Literatura%20infanto-juvenil.pdf






Um comentário:

  1. Concordo com sua tese. Literatura infanto-juvenil é sim uma espécie, se é que eu entendi a proposição acima, material ideológico permeante na estrutura social -semiótica que constroi a condição de interpretação.

    ResponderExcluir